Novas receitas

Os relatórios de reclamações do Noma sobre surto de norovírus estão cheios de imprecisões

Os relatórios de reclamações do Noma sobre surto de norovírus estão cheios de imprecisões

O Noma, o restaurante de Copenhagen que tem sido consistentemente classificado como um dos melhores do mundo, teve um pesadelo de relações públicas durante as últimas semanas, quando 63 convidados pegaram um caso de norovírus, um vírus estomacal particularmente desagradável, após jantar no restaurante. O chef René Redzepi está totalmente no modo de controle de danos, chegando ao ponto de emitir uma afirmação no site do restaurante, mas notamos que vários veículos de notícias, especialmente NPR, foram tão rápidos em pular nas costas do restaurante que se esqueceram de fazer algumas checagens básicas de fatos.

O breve artigo da NPR, de fato, conseguiu enfiar cinco erros factuais em seus sete parágrafos, que foram desmascarados na declaração do restaurante.

O artigo afirma que durante a semana em questão, de 12 a 16 de fevereiro, "78 pessoas comeram no pequeno restaurante." Na verdade, "435 convidados visitaram o restaurante naquela época", de acordo com a declaração de Noma. O artigo também afirma que 67 comensais adoeceram, quando segundo Noma foram apenas 63.

“A agência alimentar dinamarquesa descobriu que não havia torneira de água quente para permitir que os funcionários lavassem as mãos adequadamente”, afirmou a NPR. Mas, de acordo com Redzepi, isso é totalmente errado. Além de o Noma ter duas pias em cada uma de suas duas cozinhas, segundo o comunicado, todas elas tinham água muito quente, exceto uma, que contava apenas com água morna. O problema foi consertado imediatamente. Adicionalmente, TEMPO apontou que a água muito quente não desempenha nenhum papel na erradicação do vírus.

As duas outras imprecisões no artigo do NPR são menos inflamatórias, mas ainda indicativas de checagem de fatos de má qualidade. Ele relata que o restaurante acomoda apenas 12, quando na verdade há mais de 40 lugares na sala de jantar principal, e não atualizou uma citação de artigo antigo que lista a idade de Redzepi como 32; ele está de fato agora 35.

ATUALIZAR: Um representante do NPR queria que deixássemos claro que a maioria das informações do redator Bill Chappell foi tirada de um relatório de inspeção do governo que era de fato impreciso e não reflete erros nos relatórios do NPR.

Dan Myers é o Editor do Eat / Dine do The Daily Meal. Siga-o no Twitter @sirmyers.